Que delícia poder escrever pra esse espaço tão gostoso, tão charmoso que eu ADORO seguir!!! Um convite pra mim, muito especial!
Vamos falar um pouquinho sobre Mudança dos Hábitos alimentares, adaptações e atitudes mais conscientes e saudáveis!!! As dificuldades que encontramos em seguir uma “dieta” e alguns truquezinhos pra driblar as recaídas e tentações! O que todo mundo precisa entender que ESTAR acima ou abaixo do peso, ou fora do seu objetivo, é um ESTADO e isso pode ser revertido. Mas como tudo nessa vida, mudar de “um lugar pra outro” requer ESFORÇO!! O primeiro passo é simplesmente a consciência de quão mal fazemos ao nosso organismo quando rotineiramente nos alimentamos de “qualquer coisa”. Precisamos ficar decididos quanto a nossa vontade de mudar, estabelecer nossas METAS e PERSISTIR, para que alcançarmos e depois para mantermos! Não é viver de dieta, temos que aprender SER saudável, viver de boas escolhas! Isso mesmo, não existe “por quanto tempo terei que fazer dieta?”, nosso organismo é completamente regulado por NUTRIENTES, portanto pra vida toda precisaremos de “uma dieta” que o faça funcionar. Precisamos de uma alimentação que forneça variedades de vitaminas e minerais, que não seja cheia de químicas e sódio como produtos industrializados, precisamos de alimentos que estimulem o bom funcionamento, que intensifique a resistência, a proteção e que lhe garanta bem-estar, disposição para conciliar as atividades do dia-a-dia sem perder o fôlego! OU seja, ter uma alimentação saudável é “MUST HAVE”!!!!!! O segredo de conseguir levar adiante mudanças na alimentação é você associar essa atitude à outras praticas para um estilo de vida mais saudável, como atividade física, horas de sono adequadas, social equilibrado (nada de cortar o social), alguma atividade que lhe dê prazer e te desligue um pouco das cobranças do dia-a-dia. Ou seja, ser saudável passa ser ROTINA, e não um sofrimento de 1 mês.
O primeiro passo: Quando optamos por ter uma alimentação saudável ela DEVE vir acompanhada pelo PRAZER de comer, se não, com certeza desistiremos na primeira semana. Precisamos de temperos, de dar sabor aos alimentos, nada de comida sonsa e sem graça. Podemos transformar nossos pratos preferidos em receitas super saudáveis, é só discutir com sua Nutri e ela vai te dizer como fazer isso. Se de tudo for impossível, lembre-se que não estamos proibidos de NADA, só vamos organizar a frequência e a quantidade que você vai se permitir... E daí, dá-lhe atividade física pra compensar “o minuto de prazer” !!!!
Segundo Passo: Ter a vista tentações o tempo todo é a mesma coisa de “dar banana a macacos”. No início é difícil superar o desejo ou resistir a aquela sensação que lhe está fresquinha na memória. Portanto, num primeiro momento, evite-as. O que os olhos não vêem, dificilmente o estômago pedirá, com o tempo você vai desenvolvendo paladar e gosto pelos alimentos mais saudáveis e dificilmente sujeitará aos maus estares gerados pelos junk food.
Terceiro passo: Nada de se colocar em posição de coitadinha, passa-fome, crucificada!!!!! Foque seus pensamentos e sua atenção nos resultados que são nítidos a curto prazo, como sensação de leveza, de disposição, humor mais estável e uma mega sensação de bem-estar!!!! Lembrem-se o tempo todo de como se sentia na semana anterior ao início da Reeducação: sensação de inchaço, abdômen distendido, mau humor, dor de cabeça e um desânimo de dar medo! Sinta-se convencida do bem que está fazendo a si mesmo e queira passar isso adiante... Nada de comentar: Ai, meu deus, isso eu não posso! E comente: Ah não, prefiro outra coisa, porque isso não me faz bem!!!
Quarto passo: Escolha um profissional de sua confiança à quem você recorrerá suas dúvidas, que te dará novas alternativas, um suporte que te ajude a manter-se em equilíbrio. Com quem você divida o compromisso de superar a si mesmo, que te auxiliará, te incentivará a resistir, a inovar, a experimentar aquilo que lhe é novo, mas que é muito mais fácil do que lhe aparenta. Estabeleça uma relação de confiança e apoio, acredite no trabalho dele e surpreenda-se!!!!!!
Ser saudável é uma delícia, ter uma rotina saudável é prazeroso e isso reflete diretamente em nosso físico e também no emocional. Quando optamos por viver prazerosamente saudável, ficamos de bem com nós mesmo! A saúde reflete toda em nossa beleza, melhora sim nossa estética, equilibra nosso físico e o mental!!! Ser saudável além de super gostoso é moderno e já faz parte da vida de todas as pessoas antenadas que além da vaidade, procuram saúde, e que reflita de dentro pra fora!
Cuide-se!!! Ame-se!!! Permita-se experimentar o novo!!!
Dra Kamylla Bittencourt de Faria
Nutricionista CRN9 7603

Nenhum comentário:
Postar um comentário